Laudo Antichamas para Eventos, Laudo de Ignifugação para Stand, Atestado de Inabilidade ou Retardante de Chamas
- DOC
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan.

Os nomes podem variar, mas o documento é o mesmo: Laudo Antichamas, Laudo de Ignifugação para Stands, Eventos Corporativos e Congressos. Este documento consiste em um tratamento da superfície para retardar a propagação do fogo. Além disso, esse tratamento também garante que a fumaça gerada durante a queima não seja tóxica, já que a fumaça é uma das principais causas de morte durante um incêndio.
O Que é Ignifugação?
Ignifugação é o ato de aplicar um produto antichamas no material a ser protegido. Esse tratamento pode ser realizado em tecidos, carpetes, madeiras, fibras naturais e similares, com o objetivo de aprovar a segurança do material perante a organizadora interna do pavilhão ou casa de evento. Para a promotora, este documento é necessário para a aprovação pelo Corpo de Bombeiros Militar e faz parte dos procedimentos para obtenção do Atestado de CMAR (Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento).
Cuidados na Aplicação
O produto utilizado para ignifugação é aplicado na forma aquosa via pulverizador agrícola. O tempo de secagem depende do fabricante, mas leva em média 24 horas. Para garantir uma aplicação uniforme, é essencial contratar um profissional apto. A aplicação incorreta pode causar manchas no material.
Documentação Necessária para Aprovação do seu Stand ou Evento
1. ART ou RRT: Deve ser emitida por um engenheiro ou arquiteto com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Esses são os únicos profissionais aptos a assinar este documento, conforme habilitação profissional disposta na Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, e regulamentada pelo Decreto nº 92.530, de 09 de abril de 1986.
2. Carteira de Identificação: Do profissional arquiteto ou engenheiro com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
3. Ensaio Técnico: Laboratorial aprovado do produto retardante de chamas, entregue pela empresa fabricante e assinado pelo engenheiro químico responsável pela criação do produto, atestando que todos os testes foram feitos e comprovando a eficácia.
4. Certificado de Aplicação: Deve identificar a data de aplicação, local, evento ou stand, tipo de material aplicado, quantidade de produto utilizado, endereço do local, número da ART ou RRT e a assinatura do responsável técnico.
Normas e Regulamentações
Os produtos utilizados devem ser testados e aprovados conforme a IT/2011 - CMAR do Corpo de Bombeiros do Brasil. Estas regulamentações garantem que os materiais tratados atendem às normas de segurança vigentes.
Responsabilidades Legais
Engenheiros e arquitetos são responsáveis por garantir que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente. A não conformidade pode resultar na reprovação da documentação enviada e, em caso de incêndio, o profissional pode responder criminalmente e até perder sua licença.
Conclusão
O Laudo Anti Chamas é uma medida preventiva essencial para a segurança em eventos. A aplicação correta e a conformidade com as normas garantem que materiais utilizados em stands e cenografias não apenas retardem a propagação do fogo, mas também protejam a saúde dos presentes ao minimizar a toxicidade da fumaça.
Para mais informações ou para solicitar um laudo, entre em contato conosco.
Até o próximo post!
Comments